Podemos dizer que as tendências do inverno 2019 na moda masculina flertam com o novo, inspiram-se no passado, mas não se esquecem do que fez sucesso nas últimas temporadas, o que, aliás, tem acontecido constantemente nos últimos anos.
Neste inverno 2019 masculino vemos novos shapes tentando emplacar, a neutralidade agradando a quem não quer nada espalhafatoso, listras sofrendo releituras, peças clássicas voltando aos holofotes e muita ousadia que as vezes tem resultados de gosto duvidoso.
20 Tendências do Inverno 2019 na Moda Masculina
Segura, que lá vem um megapost!
1 – Macrotendências do inverno 2019 na moda masculina
1a) Xadrez em toda parte
O xadrez que era um tendência forte há vários anos, agora se torna uma macrotendência, aparecendo não só em camisas, mas em casacos, jaquetas, tênis e acessórios. As versões do xadrez também são variadas, do tartã ao Príncipe de Gales. Sorte de quem passou os últimos anos comprando peças nesses padrões, pois terá pouco a gastar no inverno 2019.
1b) Transparências
Outra que ganhou as araras, mas não as ruas, pelo menos ainda não. Se no verão nós vimos algumas jaquetas transparentes, agora a onda chegou a casacos (sintéticos), tênis e até camisas. Enquanto tem esse ar de novidade pode até agradar alguns, mas é o tipo de coisa que, na minha opinião, vai ficar bem datada.
1c) Streetwear
Dedicada a um público bem específico, peca pelo exagero e visual que provavelmente vai ficar datado. Segundo os veículos lá de fora está indo ladeira abaixo, talvez por ser algo de nicho, mesmo movimentando uma indústria milionária.
1d) Anos 90 e silhueta ampla
É aquela tendência que ainda estão tentando nos convencer de que é um bom negócio, ou seja, jogue fora sua calça slim fit e compre um jeans ou calça de alfaiataria com pregas corte baggy ou algo muito similar a isso. Parece difícil de acontecer, mas se tem gente andando com pochete, tudo é possível. Aguardemos…
…….
2 – Estampas
2a) Camuflado
A tendência militar continua, assim como o streetwear e ambas fazem uso maciço da estampa camuflada. Como geralmente ela é bem variada, provavelmente você vai encontrar uma versão que te agrade, eu prefiro as mais discretas e fáceis de mesclar com roupas de outros estilos, por exemplo.
2b) Animal Print
Mais uma tentativa de emplacar a estampa animal, tão adorada na moda feminina, no meio masculino. As marcas estão investindo principalmente em camisas nessa estampa, mas já vi até tênis masculinos imitando pele de onça, em outros casos a estampa aparece apenas em um detalhe da roupa (foto).
2c) Floral
Enquanto os florais e folhagens grandes migraram para as camisetas, o padrão pequeno, conhecido como Liberty, continua fazendo sucesso nas camisas masculinas, junto com outros tipos de micro estampas. Nada novo aqui, mas é bom deixar claro essa tendência continua com tudo.
2c) Listras verticais
As grossas foram uma bola fora do verão passado, podem até ter sido sucesso de vendas, mas nas ruas não deram as caras, o que pode provar que aqueles que compraram não tiveram coragem de usar, vamos ver se isso muda agora. As finas estão aí desde sempre, nem precisam de incentivo para serem compradas e usadas, não é?
…….
3 – Roupas Masculinas que são tendência no inverno 2019
3a) Casacos longos
Nos últimos anos as jaquetas tomaram de assalto as araras, a maiorias dos homens investiu na peça por ser prática e versátil, mas a majestade dos casacões estilosos é difícil de ser derrubada e esta temporada eles tem aparecido em maior número, em uma notável volta aos holofotes.
3b) Jaquetas
Bomber – azarão dos últimos anos, chegou como quem não quer nada e acabou conquistando os homens que, não raramente, tem mais de uma peça desse tipo em seu repertório.
De couro – depois de ascensão da bomber e do suede elas perderam alguns lugares no ranking das preferidas do público masculino, mas estão retomando seu merecido lugar.
Puffer – depois das primeiras tentativas que traziam jaquetas muito volumosas e exageradas, as marcas entenderam que as puffer de construção mais seca e discreta são o segredo do sucesso que elas mantém já há alguns anos.
Shirling – pesadas para o clima brasileiro, elas ainda tentam conquistar, contudo, até o preço, geralmente salgado, impede que elas se tornem febre.
4c) Calças de alfaiataria xadrez
São uma das grandes tendências masculinas, surgiram no inverno e atravessaram dois verões se mantendo entre as peças mais desejadas, um feito e tanto. Desde o ano passado o xadrez dominou a peça, fazendo a fama do window pane e do Príncipe de Gales.
4d) Calças side strap
Com o streetwear e a moda esportiva ainda recebendo atenção especial das grifes, não é de se admirar que esse tipo de calça se mantivesse nas araras, embora tenham toda a cara de moda passageira, ou seja, se você curte o estilo, aproveite para usar ao máximo enquanto a tendência não saturar.
4e) Camisetas
Básicas – O que vai definir seu look é a cor da t-shirt escolhida e mesmo assim você pode continuar bem básico e discreto.
Botânicas – Fazem uso de estampas com folhagens e/ou flores, muitas vezes monocromáticas. Podem aparecer em apenas um ponto da peça, como nas mangas ou em uma faixa na altura do peito, mas também existem aquelas que pegam a camiseta inteira.
Listradas – As listras horizontais continuam a toda, oferecendo variações de cor e tamanho em alguns casos, aplicadas apenas em parte da peça em outros, como já aconteceu muito há uns 4 anos atrás. Existem alguns modelos com listras verticais, mas ainda são poucos.
4f) Camisas
Xadrez – o desenho grande voltou com tudo, mas isso não quer dizer que os padrões pequenos estejam em baixa, na verdade dá para usar de tudo, só tem que adaptar ao seu estilo. O lenhador (foto) é eterno, vale o investimento.
Listradas – as de listras grossas feitas de viscose estão tentando emplacar desde o verão. Será que desta vez vai? Se você acha que sim apenas cuide para que a combinação seja bem casual, esse não é o tipo de camisa para ambiente corporativo.
Sarja – podem ser com uma casa mais adventure, militar ou urbana… resumindo a sarja está cada vez mais se destacando, principalmente nas cores oliva, bege, caramelo, marrom, marinho, branco e preto.
Botânicas – você ainda vai ver muitas estampas botânicas (florais, folhagens) mas em tons mais frios com fundo escuro, como é tradicional nessa época do ano.
…….
5 – Tecidos e materiais
5a) Suede
O material sintético que imita camurça continua sua trilha de sucesso em jaquetas tipo bomber, trucker e perfecto, entre outras. O visual, uma mistura de rústico e sofisticado, tendo toque agradável como vantagem extra, pegou os homens em cheio.
5b) Lã
Com os casacos disputando espaço com as jaquetas a lã grossa com pitadas de outras fibras que a deixam mais confortável, volta aos tecidos desejados do inverno, ao lado da lã fria encontrada nas calças de alfaiataria, o problema é o preço. : (
5c) Sintéticos transparentes
O nylon foi demonizado há alguns anos, pois a tendência das fibras naturais em roupas masculinas transformou o material em vilão do guarda-roupa, mas em muitos casos ele é uma boa solução, sobretudo para peças esportivas ou com inspiração esportiva.
Com a onda de transparências vemos toda uma sorte de tecidos sintéticos que possam criar esse efeito. Fique longe do fogo quando estiver usando uma dessas
…….
6 – Cores do inverno 2019 na moda masculina
Do marrom ao laranja, todos os tons que ficam entre essas cores estão espalhados pelas coleções de todas as grifes conhecidas. Cinzas também continuam sua bem sucedida carreira entre os homens fãs de tons neutros. O marinho é quase que obrigatório, mas agora branco e vermelho, em uma clara referência náutica, vem acompanhando-o.
A novidade maior fica por conta das cores conhecidas como neon, com seu tom cítrico e vivo, geralmente acompanhando peças brancas. Beges, que reinaram no verão passado, ainda se mantém em novas combinações para se adaptar ao clima invernal.
Como de costume, oliva, vinho e mostarda dão as caras em algumas coleções, mostrando que essas cores são ótimas para montar seu look de inverno, independentemente das outras tendências.
…….
7 – Tendências de estilo do inverno 2019 na moda masculina
7a) Camisetas por dentro das calças
Primeiro foram as camisas casuais, agora são as camisetas que se aconchegam por dentro de calças, sejam de alfaiataria, chinos ou jeans. Nem todo mundo gosta, e não há problema nisso, ninguém é obrigado a usar, eu mesmo não aderi.
Obs: isso também vale para polos e malhas.
7b) Meias longas
Tendência roubada dos skatistas ou, de um modo geral, da galera do streetwear. Funciona com uma combinação muito específica de roupas, muito urbana, esportiva e jovem, fazendo sentido dentro de alguns ambientes.
7c) Total black ou quase isso…
Combinações com todas as peças pretas ou uma peça destoante são vistas cada vez com mais frequência em sites de streetstyle internacionais. O motivo é claro: você pega uma peça com cor forte e só adiciona preto no restante, te poupando de ter que fazer combinações de cores elaboradas.
7d) “Keep It Simple”
Looks simples e com pouca informação, prezando o caimento e o estilo. Parece uma boa para você?
7e) Layering
A moda masculina não é feita de uma tendência ou duas, ela se adapta a seu estilo, então se sua praia são as combinações mais elaboradas e camadas de roupas bem coordenadas, saiba que isso ainda é válido e permite a criação de looks bem bacanas. Portanto, mesmo com o “Keep It Simple” cada vez mais em voga, o layering não deixa de ser um estilo a ser seguido.
…….
8 – Caimento do inverno 2019 na moda masculina
Nas calças, o skinny e slim fit ainda são os mais fáceis de encontrar. As mais largas, mesmo não sendo estilo streetwear, estão começando a invadir as araras, principalmente na Zara, mas ainda não sei qual será a recepção para elas. Isso também vale para as camisetas e camisas, o shape desse inverno é bem eclético, portanto é bom experimentar antes para ver se sente bem com o caimento da peça.
Como eu já disse, os casacos longos estão ganhando mais destaque, mas os homens de baixa estatura podem sair prejudicados nessa, pois ele pode encurtar as pernas. Antes de comprar, vista a peça e veja se o caimento não te prejudica, talvez uma jaqueta seja melhor escolha.
……..
Nota do autor:
Como você deve ter notado, muitas das tendências listadas aqui são reincidentes, elas já estavam em alta no inverno passado (por isso são tantas), mas se mantiveram e ainda parecem ter fôlego, outras estão chegando e tentando conquistar o público, mas só no final da temporada teremos a confirmação do que não ficou só na tendência e se tornou parte do cotidiano do homem brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário